Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

I – OBJETIVO DA ALIANÇA:

Igrejas cristãs evangélicas, comunidades e bases missionárias unidas e aliançadas no propósito de cumprir a visão missionária para a expansão e consolidação do Reino de Deus no Brasil e nas nações, pois entendem que o cumprimento da “Grande Comissão” conforme Mateus 28:18-20, não é uma tarefa para um grupo isolado, mas, que o desenvolvimento da obra missionária para a conquista das nações somente é possível quando trabalhamos em parceria, conscientes que não somos concorrentes, mas aliados lutando contra o mesmo inimigo e que, nesta luta, estamos sob o comando de um só general que é o Senhor Jesus Cristo.

Essas igrejas evangélicas, comunidades e/ou bases missionárias que participarão desta Aliança Mundial estarão dividas em duas categorias: 1) Igrejas Associadas e 2) Igrejas Filiadas.

 

II – BENEFÍCIOS E PRIVILÉGIOSAs igrejas/comunidades evangélicas que aceitarem participar desta ALIANÇA:

  1. Terão a cobertura espiritual e ministerial da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, iniciada em 1946 com o propósito de promover um avivamento espiritual no Brasil e no mundo, uma igreja bem estruturada, com os fundamentos doutrinários equilibrados e plenamente baseados na Bíblia, a Palavra de Deus, que atualmente possui mais de 1.000 congregações no Brasil e já está presente em 21 nações.
  2. Terão o apoio de um pastor coordenador que será nomeado pelo Diretor Geral de Evangelismo e Missões da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico para atuar em uma área geográfica específica com o fim de promover a integração, unidade dos ministros e líderes envolvidos naquela região o qual, na medida do possível, prestar apoio nos momentos de crise e necessidade.
  3. Pastores, missionários e líderes participarão periodicamente de encontros regionais ou nacionais para treinamento e renovação ministerial e também deverão participar quadrienalmente da COMMAB (Conferência Mundial Missionária Avivamento Bíblico) para atualização e expansão da visão missionária.
  4. Desfrutarão de toda a estrutura de ensino do SEAB – Seminário Avivamento Bíblico, que disponibiliza materiais para treinamento de diáconos, presbíteros e líderes ministeriais, Curso de Capacitação Ministerial – CCM e Curso de Bacharel em Teologia à distância através da internet com plataforma virtual online.
  5. Terão à sua disposição materiais e revistas para todas as faixas etárias da Escola Bíblica Dominical, através da Livraria Avivamento, bem como livros e materiais didáticos para a formação de professores da EBD, no idioma português, podendo ser preparado em outros idiomas com demanda, devidamente confirmada.
  6. Também terão à sua disposição, através do aplicativo AVIVAMISSÕES para “smartphones”, estudos bíblicos de discipulado para novos na fé, esboços de mensagens para pequenos grupos (células), formação de discipuladores, etc., nos vários idiomas que atendem as igrejas envolvidas nesta Aliança Mundial.
  7. Levantamento de dados e planejamento estratégico em regiões determinada, bem como em áreas pontuais, preparado por uma assessoria especial de planejamento e assuntos estratégicos.

 

8- As IGREJAS FILIADAS deverão:

a) Adaptar-se ao Estatuto jurídico e Constituição Eclesiástica aprovada na Convenção Geral da Igreja Evangélica Avivamento Biblico no Brasil, pois as igrejas desta categoria atuarão com os mesmos requisitos das igrejas filiais da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil, por isto, deverão exceto peculiaridades jurídicas e estatutárias ou culturais de cada nação, tendo um prazo de um ano, após a assinatura dos Termos desta Aliança Mundial, como período de transição para essas mudanças em sua estrutura eclesiástica.

b) Seguir o planejamento estratégico global que envolve diretrizes, metas e visão denominacional, estabelecidos pelo Conselho Geral da igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil,

c) Prestar contas e enviar mensalmente relatório do movimento financeiro à Diretoria Geral de Evangelismo e Missões, bem como enviar Relatório de Atividades quando solicitado.

d) Investir em um fundo de previdência privada ou governamental visando a sua aposentadoria. Os pastores da Igreja Evangélica Avivamento Biblico no Brasil recolhem mensalmente um valor ao fundo de previdência do governo (INSS) e ainda as igrejas recolhem os dízimos dos pastores para um Fundo de Jubilação, que servirão como um adicional na sua aposentadoria. Os ministros introduzidos ou ordenados conforme os critérios da Constituição da Igreja, mesmo morando fora do país poderão participar deste fundo visando a sua futura jubilação (aposentadoria).

e) Enviar dados estatísticos anuais informando o número de membros, congregações, líderes, pastores, Escola Bíblica Dominical e bens patrimoniais.

f) Poderão participar da Convenção Geral da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico que ocorre quadrienalmente, não com direito a voto em plenário, mas a fim de acompanhar os trabalhos e para atualização sobre o desenvolvimento da igreja no Brasil e no mundo, integração e acompanhamento das possíveis mudanças constitucionais que possam ocorrer.

 

9 – IGREJAS ASSOCIADAS:

a) As igrejas desta categoria estarão envolvidas e participantes de uma visão missionária abrangente que não visa apenas expandir a sua bandeira denominacional, mas, principalmente o Reino de Deus;

b) Poderão seguir seu próprio sistema de administração eclesiástica, pois esta aliança não implicará em nenhum vínculo jurídico ou patrimonial;

c) Poderão manter o seu nome ou marca original, desde que seja afixado em lugar visível para todos os membros da congregação ou comunidade um “banner” ou um quadro demonstrando que faz parte da Aliança Mundial Avivamento Bíblico.

d) Caso haja interesse, no futuro, poderão ser integradas formalmente como filiais da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico do Brasil, nas condições descritas no ítem acima, para então desfrutrar de uma estrutura denominacional sólida, que oferece estabilidade aos pastores e líderes, inclusive benefícios e outras garantias que as igrejas e comunidades independentes dificilmente conseguem oferecer.

 

III – CONDIÇÕES:

Ainda, que devemos respeitar as peculiaridades das leis de cada nação, as diferenças culturais e os diferentes sistemas de liderança eclesiástica que estão sendo praticados, como mencionado no ítem anterior, faz-se necessário um mínimo de unidade em relação às doutrinas bíblicas fundamentais que professamos teologia dogmática, visão missionária, etc. Por isto precisamos estabelecer as condições essenciais para uma igreja ou comunidade evangélica participar desta Aliança Mundial:

  1. Aceitar a cobertura espiritual e ministerial da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico do Brasil, bem como as suas doutrinas bíblicas fundamentais e os seus princípios éticos.
  2. Aceitar o apoio e as orientações do pastor coordenador que será nomeado pelo Diretor Geral de Evangelismo e Missões da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico do Brasil para atuar na sua área geográfica específica com o fim de promover a integração e a unidade dos ministros e líderes envolvidos naquela região. Sempre que possível, cobrir as despesas do deslocamento e hospedagem do pastor coordenador.
  3. Participar mensalmente com a contribuição para algum projeto missionário em países onde há maior carência do evangelho. Por exemplo, as Igrejas Avivamento Bíblico do Brasil, tem o compromisso de destinar suas ofertas arrecadadas um domingo por mês para missionários que fazem parte da Aliança Mundial Avivamento Bíblico. Este princípio bíblico da semeadura é muito importante, porque as igrejas que semearem mais, com certeza, colherão mais. E não se trata apenas de uma colheita de prosperidade financeira, que evidentemente é garantida pela Palavra de Deus, mas também de uma colheita de vidas, pois quem semeia na salvação de vidas, também colherá vidas salvas.

Todos os valores arrecadados serão destinados conforme orientação da Diretoria Geral de Evangelismo e Missões, que já atua na administração e envio do sustento dos missionários ligados à Aliança Mundial Avivamento Bíblico.

  1. Participar, sempre que possível, dos encontros regionais ou nacionais de liderança, conforme a agenda aprovada no calendário anual da Aliança Mundial Avivamento Bíblico.
  2. Enviar um representante à COMMAB (Conferência Mundial Missionária Avivamento Bíblico), que ocorrerá quadrienalmente. Este é um evento para ministros pastores e líderes que visa a o despertamento espiritual e ministerial, bem como a motivação e estratégias para o crescimento da igreja local e para a expansão do Reino de Deus nas nações.
  3. Afixar em lugar visível para todos os membros da congregação ou comunidade, um banner ou um quadro com os itens da missão e o “slogan” que resume a visão desta Aliança Mundial que é “Oração e trabalho por um avivamento espiritual em sua nação e no mundo”.
  4. Manter-se alinhado com a VISÃO e a MISSÃO da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, que é marcada como uma igreja do PODER e da PALAVRA. Do poder, porque crê nas manifestações dos dons espirituais através da unção do Espírito Santo, e da Palavra de Deus, porque zela por uma doutrina equilibrada e essencialmente bíblica, conforme o modelo da igreja de Antioquia em Atos 13:1 que era liderada por Profetas (PODER) e Mestres (PALAVRA).
  5. Assinar o Termo de Compromisso da Aliança, especificando se é uma Igreja Associada ou Igreja Filiada à Igreja Evangélica Avivamento Bíblico do Brasil, tendo como testemunhas os principais membros da liderança da sua igreja ou comunidade.

 

IV – VISÃO:

  1. Cada igreja envolvida na Aliança Mundial Avivamento Bíblico tem a consciência de que deve participar da expansão do Reino de Deus em seu país e nas nações.
  2. Uma igreja inserida e relevante na comunidade.
  3. Uma igreja que cresce integralmente, ou seja, em quantidade e qualidade, composta de pessoas transformadas, espiritual, emocional, moral, física  e  socialmente.
  4. Uma igreja cuja adoração caracteriza-se por uma vivencia devocional, pessoal e coletiva da manifestação da presença de Deus.
  5. Uma igreja plena de relacionamento com Deus e com todas as pessoas.
  6. Uma igreja em que todos os membros conheçam seus dons e talentos dados por Deus e sirvam de acordo com eles de tal modo que todas as necessidades sejam supridas e os propósitos de Deus sejam alcançados na terra.

Para concretizar sua Visão a Aliança Mundial Avivamento Bíblico possui uma Missão. Enquanto a Visão aponta para o seu futuro e descreve o que a igreja deseja ser, a Missão descreve a sua atividade permanente e o que ela precisa fazer para se tornar ser a igreja descrita na Visão:

 

V – MISSÃO:

  1. Evangelizar e discipular as pessoas,
  2. Curá-las integralmente,
  3. Torná-las verdadeiras adoradoras,
  4. Ajudá-las a crescer na comunhão com Deus e com os irmãos,
  5. Equipá-las para servirem a Deus e ao próximo através dos dons espirituais,
  6. A fim de glorificar o nome de Deus,

 

VI – GESTÃO E COORDENAÇÃO GERAL

A Diretoria Geral de Evangelismo e missões da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico no Brasil indicará lideres/supervisores de setores para orientar, coordenar e acompanhar as igrejas que fazem parte da aliança.

 

VII – CONSIDERAÇÕS FINAIS:

  • Tudo que parecer bem ao Espirito Santo e a nós deve ser compartilhado aos pastores e líderes desta aliança para análise, aprovação e execução.
  • Todas as ações devem ser pautadas pelo temor a Deus e amor ao próximo, mantendo sempre um ambiente de total lealdade e postura ética nas relações, nos aspectos fraternais e organizacionais.
  • Todos devem atuar de tal modo a manifestar comprometimento com a visão e missão da Aliança Mundial Avivamento Bíblico.

 

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Apêndice: O QUE CREMOS

(Alguns itens extraídos do Capítulo 1 da Constituição da A I.E.A.B.)

Art. 1º – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, é uma instituição religiosa, sem fins lucrativos, fundada em 07 de setembro de 1946, cuja primeira igreja se organizou em 16 de agosto de 1947, no bairro de Jaçanã, São Paulo, Brasil.

Art. 5º – Os fins da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico são: adorar a Deus em espírito e em verdade, propagar o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e levar pessoas à obediência a palavra de Deus; levar os seus membros a buscarem o batismo no Espírito Santo e a santificação para as suas vidas; orar e trabalhar por genuíno avivamento espiritual no Brasil e no mundo:  promover educação cristã e obra de ação social; administrar seu patrimônio e, através de seus órgãos competentes, superintender todas as suas obras, tanto no âmbito geral, como no das Igrejas locais.

 

DOUTRINAS BÍBLICAS FUNDAMENTAIS

Art. 6º – As doutrinas aceitas como princípios de fé da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, têm como fundamento as Sagradas Escrituras do Antigo e do Novo Testamento, as quais contêm tudo o que é necessário para salvação e santificação  dos crentes.

Art. 7º  – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico crê e prega fundamentalmente que:

I –  há  um só Deus vivo e verdadeiro, eterno, de infinito poder, sabedoria e bondade, criador e preservador de todas as cousas, visíveis e invisíveis; que, na unidade de sua divindade, há três pessoas de uma só substância, de existência eterna e igual santidade, justiça, sabedoria, poder e dignidade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo;

II –   o Filho, que é a Palavra do Pai, tomou a natureza do homem, no ventre da bendita Virgem Maria,  reunindo   assim  duas  naturezas  inteiras  e perfeitas: a divina e a humana para nunca serem divididas, para ser conhecido como Cristo,  verdadeiro Deus e  verdadeiro Homem,  que sofreu, foi crucificado, morto e sepultado, para reconciliar-nos com o Pai e fazer expiação, não somente por nossa culpa atual, mas também pelo pecado original;

III –   Cristo verdadeiramente ressuscitou dentre os mortos  tomando outra vez  seu corpo  com todas as cousas pertencentes à perfeição da natureza humana, ascendeu ao céu  e  assentou-se à destra do Pai, de onde há de voltar para julgar os vivos e os mortos;

IV-   o Espírito Santo, que procede do Pai e do Filho, é de uma mesma substância, majestade e glória com o Pai e com o Filho, verdadeiro e eterno Deus;

V –   a Bíblia é a  palavra de Deus, escrita por homens divinamente inspirados, sendo Deus seu verdadeiro autor;

VI –   Jesus Cristo verteu seu sangue para remissão de pecados e regeneração dos pecadores arrependidos;

VII –   a justificação é somente pela fé ;

VIII – a santificação do salvo é obra instantânea e progressiva do Espírito Santo, adquirida pela fé na livre graça de Deus, pela qual nosso homem completo é renovado segundo a imagem de Deus, pela qual  morremos para o pecado e vivemos para a justiça;

IX – o batismo no Espírito Santo é uma experiência que pode ser adquirida por ato definido de fé apropriadora por parte do salvo; sua evidência inicial é falar em línguas ou profetizar, como o Espírito Santo concede;

X  – a cura divina e os milagres são também para os dias atuais  como partes integrantes da obra expiatória de Cristo;

XI – o batismo bíblico é a imersão em água  em nome do Pai,  do Filho e do Espírito Santo, não como meio de salvação, mas como parte integrante da mesma;

XII – os dons espirituais são para a Igreja nos dias atuais como o foram para a Igreja primitiva, conforme I Coríntios 12; Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11 e 12.

XIII – a ceia do Senhor é uma celebração espiritual, em que os salvos, pelo uso sagrado do pão e do vinho comemoram juntos a morte de Cristo e perpetuam o sentido de sua morte até que Ele venha;

XIV – os planos de Deus para o sustento de sua obra são os dízimos e as ofertas. A lei do dízimo é anterior à lei mosaica, na qual foi cumprida e exigida; ela permanece como princípio neo-testamentário;

XV – a Igreja de Cristo é uma congregação de crentes batizados, associados uns aos outros na fé e comunhão do evangelho, observando as ordenanças de Cristo, governados por suas leis e exercendo dons e privilégios a eles concedidos  por sua vontade e graça;

XVI – a segunda vinda de Cristo será de improviso, pessoal e pré-milenar;

XVII – haverá a grande tribulação;

XVIII – haverá o juízo perante o trono branco, e que haverá bem aventurança para os santos no céu e punição infindável para os ímpios.

 

PRINCÍPIOS GERAIS E ÉTICOS

Art. 17 – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico declara, em sentido geral, que :

  • 1º – O Avivamento Bíblico é uma denominação evangélica de inspiração divina, fundamentada na Bíblia Sagrada  e  se destina  a orar e trabalhar por avivamento espiritual no Brasil e no mundo.
  • 2º – Seu lema é: “Santidade ao Senhor – Orai sem cessar”.
  • 3º – É orientada pelo seguinte princípio ético: Segui a paz com todos, e a santificação; sem a qual ninguém verá o Senhor (Heb.12:14).
  • 4º – Compreende por AVIVAMENTO, genuinamente, a ação de Deus dentro dos métodos e condições por ele mesmo estabelecidos em sua Palavra, pela qual os crentes entram na posse das riquezas de sua graça (todas as bênçãos espirituais) e do que resulta poderosa evangelização.
  • 5º – Acredita no seguinte: em um Avivamento, os homens são levados a uma completa  separação do mundo e do pecado; consagram-se completamente a Deus e passam a refletir o caráter de Cristo, em seu verdadeiro amor e santificação.
  • 6º – Visto não ser sectarista, não aceita, ou rejeita qualquer crença, idéia ou organização, como um todo, mas analisa, separadamente, cada atitude, idéia e objetivo das demais igrejas, confrontando-os com os conceitos e doutrinas bíblicas.
  • 7º – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico orienta seus membros a:

I – dedicarem-se cuidadosamente ao estudo da Bíblia e à oração, a fim de obterem profunda experiência de Cristo em suas próprias vidas, o que será na verdade, experiência pessoal de avivamento ;

II – perseverarem  em oração por avivamento onde vivem ;

III – distinguirem-se por uma vida de poder e santificação, e deste modo, nesta força, atuarem no meio onde exerçam atividades;

IV – permanecerem unidos pela comunhão em Cristo e pelo ideal de avivamento espiritual;

V – viverem em obediência aos ensinos bíblicos, mantendo profunda lealdade a Cristo.

 

Art. 18 – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico reconhece que o governo civil, em si mesmo, é instituído por Deus com o objetivo de estabelecer e controlar a ordem social, devendo por isso suas leis e orientações ser observadas.

Art. 19 – A Igreja Evangélica Avivamento Bíblico não formalizará qualquer posição favorável ou contrária, em relação a qualquer regime, sistema ou partido político.

Art. 22 – Os princípios de fé, os costumes gerais, as leis administrativas e orientações sobre ritos da Igreja são incluídos em um livro, ao qual é dado o nome de: CONSTITUIÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA AVIVAMENTO BÍBLICO.

 

FAÇA SEU DOWNLOAD, CLIQUE ABAIXO:
Aliança Mundial em Português (73 downloads)

IMPRIMIR