Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

Oração significa prece ou súplica dirigida a Deus. Ela deve partir do íntimo do coração, de uma maneira simples e bem clara. A Bíblia nos ensina que devemos orar sem cessar. Logo, fica bem entendido que a oração tem uma grande validade na vida do cristão que quer crescer dia a dia na graça de Deus. Nesse estudo, aprenderemos os princípios básicos da oração, tipos de oração e detalhes importantes sobre a oração.

I – PRINCÍPIOS DA ORAÇÃO

A oração deve ser sincera (Jeremias 29:12,13 Hebreus 10:22).

  1. A oração deve ser com fé (Mateus 7:7,8 Mateus 21:22 Marcos 11:24). Precisamos crer naquilo que falamos e com quem falamos. Como vamos pedir se não acreditamos que Deus pode nos dar aquilo que pedimos?
  2. A oração deve ser feita no nome de Jesus (João 16:23,24). Podemos ver nestes versos que a atuação do Pai na oração é dar aquilo que pedimos, a função de Jesus é ouvir e anotar os pedidos. (Colossenses.3:17).
  3. Devemos considerar a vontade de Deus. Quando formos pedir uma bênção ao Senhor, devemos descrevê-la nos mínimos detalhes. Nosso Pai quer dar-nos o melhor, pois Ele é o dono de tudo. Porém, Ele conhece o futuro e sabe se o que queremos agora, será bom ou ruim para nós no futuro. Por isso, devemos, na oração, dizer-lhe que a Sua vontade seja feita. Devemos verificar se a bênção pedida servirá para a glória de Deus (João 14:13  1 João 5:14).

Vimos no item 3 que o Pai e o Filho têm funções diferentes, mas e o Espírito Santo? Qual é a sua função? Enquanto estamos orando nossas simples palavras elas são transmitidas a Jesus com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Não sabemos como nos convém pedir, isto é, qual é a melhor forma. Nosso Pai sabe disso, por isso, deu ao Espírito Santo esta função para que as nossas orações cheguem até Ele de uma maneira correta (Romanos 8:27).

II – FASES DA ORAÇÃO

Há cristãos que só sabem pedir. Descobriram que Deus é um Deus poderoso, misericordioso e abençoador, então, só oram quando têm necessidades e quando oram só pedem. Do começo ao fim é uma lista de pedidos. Não devemos ser assim! Ao falarmos com Deus, devemos acreditar que Ele está próximo de nós, merecedor de elogios, digno de louvor, honra e glória!

Jesus nos deixou uma oração exemplo. Analise Mateus 6:9  a 13, veja que ao orar devemos observar o seguinte:

1- Adorar – Expressar o amor que temos por Ele, o que Ele sig- nifica para nós. O que significa para nós tudo aquilo que Ele tem feito, desde a criação, incluindo a nossa vida (Salmos 116:1 e Salmos 108).

2- Agradecer – Quantas bênçãos temos recebido de Deus! Temos motivos sem fim para agradecê-lo! A nossa salvação, nosso trabalho, o ar que respiramos, as estações do ano, a família, etc… Voce pode passar horas e horas somente agradecendo (Efésios 5:20).

3- Humilhar-se – Temos um Deus muito grande e somos tão pequenos diante de Sua grandeza. Porém, pela Sua misericórdia e amor, Ele nos acolhe e conhece as nossas fraquezas. Cometemos pecados e o pecado nos separa de Deus. Ao orar, devemos pedir-lhe perdão, confessarmos os nossos pecados em detalhes, desde que já tenhamos nos arrependido de tê-los praticado (1 João 1:9).

4- Intercessão e Petição – Diga ao Senhor o que você está pre- cisando, porém detalhe o seu pedido. Interceda pela sua família, seus vizinhos, pela nação, enfim, por todos que você quiser (Filipenses 4:6).

5- Encerramento – Para encerrar a sua oração diga ao Senhor que você confia n’Ele, que tem certeza que Ele te ouviu e que vai responder na hora certa. Não esqueça dos princípios básicos da oração.

III – POSIÇÃO CORRETA PARA ORAR

Alguns determinam a posição certa para orar.

Se a Bíblia nos ensina que devemos orar sem cessar (1 Tessalonicenses 5:17), e se para orar precisa estar numa determinada posição, como iremos orar dentro do ônibus, no nosso trabalho ou em outro lugar? De qualquer modo, você pode orar: sentado, em pé, de joelhos, deitado, curvado, e onde mais e como estiver. Vejamos na Bíblia posições diferentes na oração:

1- De joelhos – 1 Reis 8:54;  Atos 9:40.

2- Inclinado ou prostrado – Êxodo 4:31;  Mateus 26:39.

3- Com as mãos estendidas para os céus – Salmos 63:4; Salmos 88:9;  1 Timóteo 2:8.

4- Em pé – 2Cr 24:20; Ne 9:4; Ez 2:1-2; Dn 10:11; João 11:41-43, At 27:35

5- Sentado – Êx 17:12

IV – TIPOS DE ORAÇÃO

1- Oração em Oculto – Daniel 6:10  Mateus 6:6. É a oração que fazemos na hora devocional.

2- Oração Pública – 1 Reis 18:36-39;  João 11:41,42.

3- Oração Intercessora – Gênesis 18:22-33;  Atos 12:5-17.

4- Oração Silenciosa – É aquela oração que fazemos só com o nosso pensamento. Satanás não sabe o que pensamos, concluímos então, que na oração silenciosa ele não pode interferir, porque não sabe o que falamos.

5- Oração em Conjunto – É a oração feita por todos de uma só vez. Deus é capaz de nos ouvir de uma só vez. Então, podemos  orar juntos porque Ele nos ouve.

6- Oração Individual – É a oração feita por um só indivíduo representando todos. Quando é pedido para uma pessoa orar, ela deve orar em voz alta, de maneira que todos possam ouvir.  Enquanto  isso todos devem ouvir sua oração e concordar, na medida do possível com palavras como: “aleluia”, “amém” e “glória a Deus”. Deve ser falado num tom baixo para que não atrapalhe outras pessoas. E no fim da oração, todos devem dizer “amém”, demonstrando concordância na oração. Amém quer dizer: assim seja!

CONCLUSÃO

Ao aprendermos coisas novas neste estudo, devemos colocá-las em prática, usando os princípios básicos, orando, adorando, agradecendo, humilhando-se, intercedendo e sempre em nome de Jesus.

RESPONDA:

1- O que é orar?

2- Existe posição correta para orar?

3- Você crê que Deus está te ouvindo quando você ora?  

4- Quantas vezes você ora por dia?

5- Em nome de quem devemos orar ao Pai?

 

Tarefa: DESAFIO BÍBLICO FASE 1

IMPRIMIR