Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

Todas as vezes que uma pessoa peca, passa a ter um sentimento de culpa e auto-condenação. Isto a deixa triste, abatida, sem paz e até mesmo enferma fisicamente. Ela sabe que errou, tornou-se ré e está em dívida (Salmos 32:1-3).

Peca-se contra Deus desobedecendo a Sua vontade, indo con- tra Sua natureza, Sua autoridade, Sua lei, Sua justiça e Sua bondade. Peca-se também contra o próximo causando-lhe algum prejuízo, ofendendo-o, etc…

Neste estudo, você aprenderá como resolver esta situação através do perdão.

I – O SIGINIFICADO

Perdão significa remissão de uma falta, ofensa ou dívida.

II – PASSOS PARA ALCANÇAR O PERDÃO

1- Arrependimento (Lucas 24:47; Atos 3:19) – “O arrependimento é o sentimento de tristeza pelo que se fez erradamente; por falta cometida, pela prática de ato pecaminoso. Consiste em mudança de pensamento e de atitude, que leva a pessoa a abandonar o pecado e voltar-se para Deus” (Revista Avivamento). “Os pecadores devem abandonar seus maus caminhos; devem deixar de lado seus maus pensamentos. Todos devem se voltar para Deus, arrependidos! Assim, Deus mostrará a Sua grande misericórdia, o Senhor mostrará como é imenso o seu perdão” (Isaías 55:7 – Bíblia Viva).

2- Confissão – A confissão é a manifestação do arrependimento. É contar o erro cometido. É declarar a verdade. Não podemos confessar pecados dos quais não temos consciência. Confissão generalizada do tipo: “perdoa todos os meus pecados”, não tem sentido. Pecado é uma coisa definida; da mesma maneira, a confissão também deve ser definida (Josué 7:20,21).

a- Confissão de pecados a Deus (Salmos 32:3-5) – Quando o pecado é cometido contra Deus deve-se confessar a Deus. O pecado quebra a nossa comunhão com Deus (Isaías 59:2). Porém, voltamos a ter comunhão com Deus após a nossa confissão. Assim sendo, devemos confessar nossos pecados no momento em que deles nos convencemos. Muitas orações não são respondidas por haver peca- dos não confessados em nossas vidas (Salmos 66:18). A confissão   é a maneira pela qual rejeitamos o pecado e somos restaurados à comunhão com Deus (Salmos 38:18 Lucas 18:13 Lucas 15:21 1 João 1:9).

b- Confissão de pecados ao homem (Tiago 5:16) – Quando o pecado é cometido também contra o homem não basta confessar somente a Deus. Deve-se confessar também à pessoa ofendida, juntamente com a devida reparação (Mateus 5:23,24  Lucas 19:8,9)

IV – A BASE DO PERDÃO

Somente o sangue de Cristo Jesus é que nos dá direito ao per- dão. Ele está à nossa disposição. É ele perfeito e completo ( 1 João 1:7  1 Pedro 2:24).

V – CRER NO PERDÃO

Muitos não crêem no perdão e por isso não alcançam uma vida abundante, porque carregam em suas consciências pesados sentimentos de culpa. Devemos crer que após arrependidos e ter confessado os pecados, somos perdoados (1 Coríntios 6:9-11; Jeremias 31:34).

VI – PERDOAR

Não devemos apenas pedir perdão, mas devemos também perdoar aqueles que nos ofendem. Jesus ensinou que seremos perdoados da mesma forma que perdoamos (Mateus 6:12).

1- Perdoar a nós mesmos – Muitos não se conformam com os erros que cometeram e não se perdoam carregando sentimentos de culpa. A pessoa deve se perdoar porque a partir do momentos que se arrependeu e confessou o seu pecado, Deus já a perdoou (Salmos 103:11,12).

2- Perdoar aqueles que nos ofenderam – Jesus nos ensinou a perdoar aqueles que nos ofendem (Mateus 18:21,22).

CONCLUSÃO

Todas as vezes que você reconhecer que pecou não fique carregando sentimentos de culpa mas arrependa-se confesse o pecado pois “uma das maravilhosas promessas de Deus é a do perdão dos pecados. Perdão é como se Deus apagasse todos os pecados escritos em uma folha, deixando-a em branco” – Pr. James (Colossenses 2:13,15).

RESPONDA:

1- Contra quem pecamos?

2- Quais são os passos para alcançar perdão?  

3- Qual é a base para o perdão?  

4- Se a pessoa pecou contra o seu próximo, resolve pedir perdão só a Deus?  

5- Por que muitas orações não são respondidas?  

6- Quantas vezes devemos perdoar uma pessoa?  

 

Tarefa: DESAFIO BÍBLICO FASE 1

 

A PARTIR DA PRÓXIMA LIÇÃO VOCÊ VAI PASSAR PARA A FASE 2 DO DESAFIO DE MEMORIZAÇÃO DA BÍBLIA.

IMPRIMIR