Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

O cristianismo tem como essência o contato direto do homem com Deus, não é ritualista, mas age segundo a operação do Espírito Santo. Portanto, nele não há uma ordem de adoração dogmática e inflexível. No entanto, há ordenanças deixadas pelo Senhor Jesus, que são essenciais na expressão da fé: o batismo e a ceia. Vejamos nesta lição, o batismo.

Resumo Histórico

O batismo é uma ordenança de obrigação perpétua na Igreja. O próprio Jesus Cristo pediu para ser batizado, conforme registrado em Mateus 3:13-15. Em João 4:1,2 Jesus aprova a prática do batismo por parte dos seus discípulos. Na Grande Comissão o Senhor ordenou Seus discípulos a ensinar e batizar todos os discípulos (Mateus 28:19,20; Marcos 16:16). Fora os textos referentes ao batismo nos Evangelhos, encontramos também referências no livro de Atos e nas Cartas, o que deixa claro que o batismo era uma prática regular por parte da Igreja Primitiva.

Os apóstolos e os primeiros discípulos ensinavam e praticavam o batismo (Atos 2:38,41; 8:12,13,36,38; 9:18; 10:47,48; 16:15,33; 18:8; 19:5; 1 Pedro 3:21). Após receberem o Espírito Santo, os apóstolos começaram a anunciar o Evangelho do Reino. Aqueles que criam, eram imediatamente batizados, cumprindo as ordens de Jesus.

Fórmula do Batismo

A fórmula do batismo está claramente registrada em Mateus 28:19 e referências: “Batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. A expressão “cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo” (Atos 2:38), que às vezes traz certa confusão na interpretação bíblica, não representa uma fórmula batismal, mas na verdade é apenas uma simples declaração de que os que eram batizados reconhe- ciam o homem Jesus como o Senhor e o Cristo, como Deus.

Significado do Batismo

O batismo é o ato pelo qual, mediante a fé, nos unimos a Cristo para sepultar em sua morte a nossa velha natureza e começar, pelo poder de sua ressurreição, uma nova vida. A ordenança do batismo é símbolo da identificação do crente com Cristo no sepultamento e ressurreição (Romanos 6:3,4; Colossenses 2:12; 1 Pedro 3:21). No Novo Testamento, descobrimos que o batismo está intimamente ligado aos seguintes pontos:

1- Remissão dos pecados, conforme Atos 22:16 e Hebreus 10:22.

2- Regeneração ou novo nascimento (Tito 3:5; João 3:5). Na Igreja Primitiva os neófitos (novos na fé) eram ensinados que nas águas batismais eles morriam para sua vida antiga e começavam uma nova vida em Cristo.

3- Enxerto em Cristo, união com ele, conforme Gálatas 3:27. União em Sua morte, Seu sepultamento, Sua ressurreição, conforme Romanos 6:3-6.

4- Entrar em novo relacionamento com Deus, conforme Gálatas 3:26,27.

Isso indica que o batismo deve vir após a salvação, e não antes dela. Sepultamos apenas os mortos, e somente os que estiverem sepultados podem ressurgir para novidade de vida. A Bíblia diz: “ouviram, creram e foram batizados” (Atos 18:8), portanto, o batismo não é para a salvação, mas uma demonstração externa da salvação que já aconteceu, em primeiro lugar, internamente. Arrependimento e fé devem preceder o batismo segundo Atos 2:38, 41; 8:12; 18:8; Gálatas 3:26,27 e referências.

POR QUE SUBMERGIR EM ÁGUA?

Ser “batizado” significa ser “totalmente imerso”. Quando uma pessoa se arrepende do seu pecado e crê que Jesus morreu por ela, diante de muitas testemunhas, esta pessoa deve ser levada à água, ser submersa, e ser retirada da água. Por que Jesus ordenaria que os Seus crentes fizessem uma coisa tão estranha assim?

O ato de sermos submersos e sermos levantados da água novamente é um quadro que demonstra o que aconteceu ao crente cristão, como veremos a seguir:

QUATRO ESTÁGIOS DA OBRA DE CRISTO ILUSTRADOS

1. Ele Morreu… Eu Morri Com Ele

“Pois sabemos que o nosso antigo ego foi crucificado com Ele, afim de que o corpo do pecado pudesse ser aniquilado para que não mais fôssemos escravos do pecado — porque qualquer pessoa que morreu já foi liberta do pecado ” (Rm 6:6.7).

2. Ele Foi Sepultado… Eu Fui Sepultado Com Ele

“Ou vocês não sabem que todos nós, os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em Sua morte? Fomos, portanto, sepultados com Ele através do batismo na morte’‘ (Rm 6:3.4).

3. Ele Ressuscitou… Tenho Uma Nova Vida N’Ele

“…a fim de que, assim como Cristo ressuscitou dentre Pai. nós também pudéssemos viver uma nova vida. Se nos unimos com Ele em Sua morte, certamente também nos uniremos com Ele em Sua ressurreição” (Rm 6:4,5).

4. Ele Subiu Ao Céu… Também Subi Ao Céu N’Ele

“E Deus nos ressuscitou com Cristo e nos assentou com Ele nos lugares celestiais com Cristo Jesus “(Ef 2:6). Veja também Colossenses 3:1.

O BATISMO NA ÁGUA É…

1. O Seu Culto Fúnebre!

Um culto de sepultamento não é para matar alguém. Ele é somente realizado quando a pessoa já está morta. E assim, pelo fato de você já ter “morrido” em Cristo, você enterra a sua antiga vida no batismo na água.

2. A Sua Ressurreição Para Uma Nova Vida!

Você se levanta da água demonstrando e declarando que você é uma nova criação em Cristo! “Ora, se morremos com Cristo, cremos que também sabemos que uma vez que Cristo ressuscitou dentre os mortos, Ele não pode morrer novamente. A morte não mais tem domínio sobre Ele. “Em Sua morte, Ele morreu para o pecado de uma vez por todas, mas a vida que Ele vive, Ele a vive para Deus. Semelhantemente, considerem-se mortos para o pecado, porém vivos para Deus em Cristo Jesus” (Rm 6:8-11).

ESCLARECIMENTOS IMPORTANTES SOBRE O BATISMO DE JESUS:

1) Ele nos deu o exemplo e foi batizado por João Batista no Rio Jordão (leia Marcos 1:9).
2) Ele não foi batizado quando era bebezinho porque ainda não podia compreender o significado do batismo, mas aos 30 anos de idade. (Leia Lucas 3:23).
3) Certamente Ele não foi batizado por aspersão (um pouco de água sobre a cabeça) mas por imersão (totalmente submerso em água) porque a palavra batismo ou “baptismos” no grego, que é a língua original do Novo Testamento, significa “imergir; mergulhar”, tanto que João batizava as pessoas onde havia muitas águas.  (Leia João 3:23).

RESPONDA:

1- De que forma se faz a membresia da Igreja?

2- Qual a base bíblica para a prática do batismo em água?  

3- Qual a forma bíblica do batismo?  

4- Qual a fórmula do batismo segundo Mateus 28:19 e referências?

5- Cite alguns pontos referentes ao significado do batismo:  

 

Tarefa: DESAFIO BÍBLICO FASE 2

IMPRIMIR