Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

Já que prontamente convidamos as pessoas a serem batizadas e seguidamente comentamos sobre o batismo, duas questões fundamentais precisam ser esclarecidas: Por que, deve a pessoa ser batiza- da? E quais os requisitos para que a pessoa seja batizada?

Nossa resposta pode ser compreendida quando observamos os seguintes pontos:

RAZÕES PARA O BATISMO

Aspecto Espiritual (Deus)

Segundo a Palavra quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus, pois, só quem é nascido da água e do Espírito, pode entrar no Reino de Deus (João 3:3,5). Assim, Jesus estabeleceu que é necessário cumprir a justiça divina, crer e ser batizado (Mateus 3:15; 28:19,20; Marcos 16:15,16), e Pedro esclareceu aos interessados de maneira completa o ciclo: arrepender, ser batizado e receber o dom do Espírito Santo (Atos 2:38,39), e ainda, Paulo, para que não restasse dúvidas informou ser o batismo um simbolismo extraordinário (Ro- manos 6:3-7; Colossenses 2:12).

Logo fica estabelecido que a experiência de salvação não estará completa sem que seja a pessoa batizada e receba o dom  do Espírito Santo, pois assim cumpre a justiça divina. Crer em Jesus sem obedecer a seu mandamento é incompatível e pode significar espírito de rebeldia – em toda Escritura, exceção é feita apenas nos casos como o do ladrão da cruz, por razões óbvias (Gálatas 3:26,27).

Aspecto Organizacional (Igreja)

Toda comunidade tem alguma forma estabelecida (rito de iniciação), pela qual as pessoas tornam-se membros, de maneira que ninguém será aceito sem ter primeiro cumprido as condições preliminares. Não é diferente com a Igreja, enquanto grupo organizado (comunidade). É pelo batismo (ato público definido) – devido inclusive ao seu simbolismo, que a pessoa é aceita, oficialmente, como membro “do corpo”, pois, só pode ser aceito como membro da Igreja – Comunidade, quem foi inserido oficialmente na Igreja – Corpo de Cristo. Quem se omite em cumprir a justiça divina ao obedecer a um mandamento, com certeza trará problemas de rebelião à comunidade.

REQUISITOS PARA O BATISMO

Deus (aspecto espiritual)

Lembre-se de que o batismo não é opção, é mandamento. Entretanto, é dos mais simples e fáceis de serem cumpridos, sendo que na perspectiva divina é tão somente crer em Jesus Cristo, o que naturalmente inclui a idéia de arrependimento e confissão (Veja Mateus 28:19,20; Marcos 16:15,16; Atos 2:38,39; Romanos 10:9,10).

Igreja (aspecto organizacional)

Para se tornar membro da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, as pessoas deverão satisfazer as seguintes condições:

1- Ter se convertido ao Evangelho, confessando ter aceitado ao Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal;

2- Estar de acordo com as doutrinas bíblicas, conforme ensinadas e defendidas por esta Igreja;

3- Ser batizado por imersão, conforme a fórmula determinada no texto bíblico de Mateus 28:19;

4- Ter estado civil em harmonia com as leis do país e com os princípios bíblicos; qualquer possível exceção será baseada em princípios fixados pelo Conselho Geral;

5- Aceitar, sem restrições, as leis da Igreja;

6- Que tenham capacidade mental de ter convicção religiosa.

RESPONDA:

1- Por que o cristão deve ser batizado? Comente o aspecto espiritual e o aspecto organizacional

2- Qual o requisito bíblico para a pessoa ser batizada, conforme os textos seguintes: Mateus 28:19,20; Marcos 16:15,16; Atos 2:38,39 e Romanos 10:9,10

3- No aspecto organizacional, qual o requisito da Igreja para o batismo?

4- Uma pessoa que recusa-se a ser batizada, poderia ser considerada discípulo de Jesus?

5- Quais razões impediriam uma pessoa de ser batizada? 

Tarefa: DESAFIO BÍBLICO FASE 2

IMPRIMIR