Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

I – TEM UMA HISTÓRIA

A igreja é um grupo de pessoas que se reúnem em um local determinado que é usualmente chamado de congregação, e eles compartilham a mesma visão, pensamentos e decidiram juntos adorar a Deus. É importante que cada membro conheça a história de sua igreja, porque ao longo da história é que nós sabemos os princípios da nossa igreja, por exemplo, quando ela começou quando ela foi organizada, os seus princípios teológicos, de onde saiu, etc.

É o conjunto de tais informações que molda a identidade de uma igreja e a credibilidade da mesma, pois forma a sua história. Podemos citar algumas igrejas que têm a sua própria história, tais como: Avivamento Biblíco, Metodista, Batista, Presbiteriana, Assembléia de Deus, etc.

Por exemplo, a história da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico pode ser assim resumida:

“De modo oficial, podemos dizer que o Avivamento Bíblico nasceu a 7 de setembro de 1946, em meio aos eucaliptos que havia no pátio, aos fundos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista do Brasil, em Rudge Ramos, município de São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, quando três seminaristas. Mário Roberto Lindstron, Oswaldo Fuentes e Alídio Flora Agostinho, começaram buscar uma renovação espiritual para suas vidas e para a igreja e então foram batizados com o Espírito Santo. A partir daí iniciou-se um movimento de avivamento na Igreja Metodista. Esse grupo de irmãos era conhecido por “grupo de clamor” porque orava intensamente por reavivamento no seio da igreja e pregava a experiência da santificação e batismo no Espírito Santo como grande necessidade para os crentes. mas os seus líderes não aceitavam na época aquele tipo de experiência espiritual, o que forçou a saída desses jovens daquele Seminário Teológico.

Porém aqueles jovens cheios do Espírito Santo resolveram continuar a Obra iniciada no seio da igreja, sob qualquer circunstância, e tornou-se um grande movimento de avivamento. Como era de se esperar, não pôde ser tolerado muito tempo no seio da igreja de origem e teve de sair e organizar-se, pretendendo ser mais um movimento que uma denominação. Teve que escolher um nome que o caracterizasse, o qual foi Igreja Evangélica Avivamento Bíblico, como se chama até hoje”.

II – TEM UMA MISSÃO

Uma igreja ao se organizar, precisa de uma missão, ou seja, um propósito. Podemos dizer que o propósito inicial é adorar a Deus e pregar a Sua palavra, mas a missão de uma igreja não se limita à adoração e pregação; vai muito além disso.

 

A missão da nossa Igreja é:

  • Evangelizar e discípular pessoas,
  • Curá-las completamente,
  • Torná-las verdadeiras adoradoras,
  • Ajudá-las a crescer na comunhão com Deus e com os irmãos,
  • Equipá-las para servir a Deus e ao próximo através dos dons espirituais,
  • A fim de glorificar o nome de Cristo.

III- TEM UMA ORGANIZAÇÃO

Para melhor cumprir a sua missão, no decorrer de seu desenvolvimento, a igreja precisou se organizar, como vimos no início desta lição. A organização da igreja segue o seguinte princípio:

1. Eclesiástico: pode ser organizado em duas formas:

a) Congregacional – Quando o governo é liderado por todas as pessoas que compõem a congregação, tomando decisões por maioria de votos, em reuniões convocadas assembléias.

b) Episcopal – quando o governo é liderado por um corpo de líderes previamente escolhido, que é responsável pela tomada de decisões. Este é o sistema da Bíblia Igreja Evangélica Avivamento Biblíco.

c) Presbiteral – Quando o governo é liderado por presbíteros, os quais tomam as decisões.

2. Administrativo: Uma divisão em níveis, nos quais a hierarquia é estabelecida, considerando questões geográficas, econômicas e sociais.

Por exemplo, a Igreja Evangélica Avivamento Bíblico é organizada com as seguintes divisões :

a. Região Eclesiástica – É um conjunto de campos eclesiásticos em um determinado estado ou região geográfica. Cada Região Eclesiástica é supervisionada por um Conselho Regional formado por um Superintendente Regional, eleito na Convenção Geral, e auxiliado por alguns Secretários Regionais por ele nomeados para funções específicas.

b. Campo Eclesiástico – O conjunto de congregações de uma determinada localidade, administrada por um pastor-presidente, nomeado pelo Conselho Regional, o qual é auxiliado por um grupo de líderes que formam o chamado Conselho do Campo.

c. Campo Missionário – É uma determinada localidade ou região onde as atividades tem como objetivo o estabelecimento de igrejas, que se tornarão campos eclesiásticos no futuro. O seu dirigente é nomeado e supervisionado pela Diretoria Geral de Evangelismo e Missões.

d. Congregação – É um grupo de pessoas que se reúnem em um lugar específico para adorar a Deus, servindo em todas as áreas, e atividades da igreja, sob a liderança de um Dirigente que é nomeado pelo pastor presidente do Campo Eclesiástico.

RESPONDA.

1. Como se chama o lugar onde a igreja se reúne para adorar a Deus? ……

2. Você conhece a história de sua igreja? Descreva-a em poucas palavras.

3. Qual é a missão da sua Igreja? ……

4. Como é a organização de sua igreja? (Explique)

a) Administrativa ……

b) Eclesiástica ……

 

Tarefa: DESAFIO BÍBLICO – Fase 3

IMPRIMIR