Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

Marcos 1:1-8
v.1 – “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus”.

         Evangelho significa “Boas Novas” ou “Boas Notícias”. São as “Boas Notícias” de Deus para o homem.

         Vivemos num mundo que muitos chamam de “vale de lágrimas” pois estamos cercados de más notícias o tempo todo: enfermidades, mortes, violências, intrigas, confusão, desespero, frustração, divórcios, traições, etc., etc.,… Mas Deus, através de Jesus Cristo, Seu Filho, vem nos trazer as “Boas Notícias” – o Evangelho!

Que “Boas Notícias” são essas?

         É para isso que vamos estudar, a partir de hoje, o Evangelho de Marcos, e assim, juntos descobrirmos tudo de bom que Deus tem para nós. Chega de notícia ruim! Vamos às Boas Novas!

v.2-4 – “… Eu envio o meu anjo diante da tua face, …”

         “…o meu anjo…” – Os anjos são seres criados por Deus e possuem corpos espirituais com características bem diferentes dos humanos. Eles exercem várias funções diante de Deus e, em muitos casos, estão ‘a serviço dos homens como guardiões ou como mensageiros (Sl 34:7, 91:11,12; 103:20; Hb. 1:3-7; 1:13.14;etc.), mas sempre sob o comando de Deus, e não devem, em hipótese alguma, ser adorados ou invocados (Ap. 22:8,9).

         A palavra anjo, originalmente, significa “mensageiro”, por isso os homens de Deus quando estão cumprindo missão de mensageiros especiais, como no caso de João Batista, são chamados “anjos”.

– Qual era a missão de João Batista? “Preparar o caminho do Senhor” – isto é, antecipa-lo preparando as pessoas para recebê-lo.

– Qual era a sua mensagem? – Clamava ao povo para endireitar as suas veredas (caminhos, atitudes) arrependendo-se dos seus pecados. Os que aceitavam tal mensagem testemunhavam publicamente o arrependimento através do batismo nas águas.

– Quem foi João Batista? – filho de um sacerdote judeu chamado Zacarias, o qual era casado com Izabel, prima de Maria, a mãe de Jesus.

v.5 – Qual era o resultado da sua mensagem? 

v.6,7 – “João andava vestido de pêlos de camelo ,… E pregava: Após mim vem aquele que é mais poderoso …”.

         Apesar de ter sido um grande profeta e o mais importante “entre os nascidos de mulher” (Mt 11:9-14), manifestando o seu ministério profético na mesma unção e poder de Elias, que foi o mais poderoso e impactante profeta do Velho Testamento (Ml 4:5,6), mesmo assim João Batista adotou um estilo de vida simples, compatível com os lugares desertos onde passou a maior parte de sua vida.

         Multidões o procuravam e atendiam a sua mensagem. Ele poderia ser considerado um “grande sucesso”, mas mesmo assim tinha consciência das suas limitações e sabia que “o mais importante” era aquele vinha logo após ele e já estava se manifestando publicamente: Jesus Cristo de Nazaré.

         João sabia que Deus o usava poderosamente, mas humildemente reconhecia que todo o poder vinha de Deus, e somente a Ele deveria render toda a glória!           

Perguntas:

1) “Será que você reconhece a sua insuficiência diante da infinita superioridade do Senhor Jesus Cristo?

2) “Será que você é humilde o suficiente para permitir que Ele reine soberanamente em todas as áreas da sua vida o tempo todo?” – Veja: Mt 6:10 e Rm 12:2.

 

v.8 – “Eu, na verdade, vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo”.

         O batismo em água é uma ordenança de Jesus (Mc 16:15-16) e deve ser obedecido por todos nós. Porém, o Senhor ainda tem algo mais para os seus filhos amados: o batismo com o Espírito Santo. É quando o poder de Deus sobre aquele que crê, enchendo-o plenamente de Sua presença sobrenatural, dando-lhe a partir de então uma graça especial para uma vida de santificação, melhor entendimento da Palavra de Deus e do mundo espiritual, como também mais autoridade de poder para fazer a obra de Deus, através da manifestação dos dons espirituais que sucedem a este batismo. (Ef 5:18).

         É um presente de Deus para você. Você deseja recebê-lo? Vale a pena buscá-lo de coração! (Lc 11:13; At 1:8; 2:38,39).

 

APLICAÇÃO PESSOAL: Assim como João Batista, que foi um homem chamado por Deus e entendia bem a missão e a sua mensagem, da mesma forma VOCÊ também tem um chamado de Deus para cumprir uma missão e proclamar uma mensagem.

Pergunta: Você entende o seu chamado, a sua missão e a mensagem que Ele lhe confiou para ser transmitida aos seus amigos e demais pessoas ao seu redor?

IMPRIMIR