Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

TEXTO BÍBLICO: Marcos 4:21-34

Neste capítulo (4) de Marcos Jesus expõe quatro parábolas. Mas por que Ele falava por parábolas?

Veja bem que através delas Ele queria ilustrar verdades espirituais, tanto que sempre as iniciava dizendo que elas se referiam ao reino de Deus (v.26 e 30).

Vs. 21-25 – A parábola da candeia. Algumas verdades espirituais estão estabelecidas aqui neste texto.

Pergunta: Quais verdades aqui mencionadas você pode destacar e como as aplica em sua vida?

vs. 26-28 – A parábola da semente. – Ilustra a obra do Espírito Santo em nossa vida. Assim como a semente lançada na terra é transformada e, sem que saibamos como, germina, brota, cresce e dá fruto, da mesma maneira após experimentarmos o novo nascimento, não sabemos como, mas uma grande mudança começa acontecer. Nosso caráter é transformado, nossos valores são mudados e, quando nos apercebemos já somos nova criatura. Tal qual a semente que depois de germinar desenvolve-se a cada dia, assim também progressivamente vamos sendo aperfeiçoados e assemelhados ao Nosso Senhor Jesus Cristo.

As parábolas eram recursos didáticos que Jesus usava para ilustrar de maneira bem simples as grandes verdades do reino de Deus.

vs. 29 – “Quando o fruto está maduro… é chegada a ceifa” –  Também isto acontece conosco. Deus espera colher os frutos espirituais da Sua semeadura em nós.

vs. 30-32 – Parábola do grão de mostarda. Semente tão pequena, porém depois de semeada cresce e faz-se a maior das hortaliças, assim a Palavra de Deus é semeada em nossos corações de maneira tão simples mas depois toma conta de todo o nosso ser, trazendo-nos todo o poder e sabedoria de Deus, e conduzindo-nos à posse de todas as Suas preciosas e maravilhosas promessas.

vs. 33 -34 – Somente os verdadeiros discípulos de Jesus podem compreender o significado das verdades espirituais contidas nas parábolas. São segredos de Deus disponíveis apenas aos Seus filhos amados.

Reflexão: Compare este último versículo com o Salmo 25:14.

IMPRIMIR