Fixo: 55 11 4232-9671 - WhatsApp: 55 11 94168-5491 contato@avivamissoes.com.br

TEXTO BÍBLICO: – Marcos 1:14-20

v.14 – “Depois que João foi entregue a prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus”.

         Muitas vezes algo menor sai de cena para dar lugar a algo maior. João disse isso a respeito de si mesmo: “É necessário que Ele (Jesus) cresça, e que eu diminua” (João 3:30). Um ministério menor estava cedendo espaço para um muito maior. Sua prisão abria o espaço para um novo Profeta.

         Será que às vezes já não aconteceu conosco algo semelhante, e, por não entendermos o plano maior que está no coração de Deus, começamos a lastimar e murmurar? Parece que perdemos algo que consideramos importante, ou alguma posição ou emprego que não gostaríamos de abrir mão, mas depois descobrimos que Deus tinha um propósito muito maior.

         Foi assim que aconteceu com João Batista. Aparentemente a sua prisão foi uma grande perda espiritual para o povo; sua voz profética estava sendo silenciada. Mas em seu lugar surge então o maior e melhor de todos: o próprio Filho de Deus começou a pregar o evangelho do reino de Deus.

 

Pergunta: – Você estaria pronto a abrir mão de sua posição, cargo ou função, para  outro membro do Corpo de Cristo desenvolver um novo ministério, ou dar continuidade ao que você iniciou?

          

15 – “e dizendo: O tempo está cumprido…”

Muitos naqueles dias não se apercebiam de que o tempo que eles tanto esperavam já estava cumprido. Estavam vivendo o momento mais importante da história, e, lamentavelmente não se davam conta.

Hoje em dia não é diferente. Ainda que não percebemos, o tempo está correndo e as profecias estão se cumprindo. A volta de Jesus está próxima. É tempo de arrependimento. É tempo de um compromisso verdadeiro com Deus. É tempo de santificação.

 

16-17 – “…viu Simão e André que lançavam a rede ao mar… Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

         Assim como um “caçador de talentos” sai procurando pessoas com dotes artísticos ou atléticos, para transformá-los em sucesso, Jesus, conforme a orientação do Espírito Santo, saiu a procurar os homens através dos quais Ele mudaria a história da humanidade – os doze Apóstolos.

         Mas Ele encontrou e comissionou muitos outros discípulos, dando-lhes autoridade espiritual para realizar a Sua obra (Ex. Lucas 10:1 – a missão dos setenta).

         Hoje continua procurando corações disponíveis e sensíveis à Sua voz, para capacitá-los para realizar a Sua grande obra. Homens que estejam prontos a perder as próprias vidas para então ganhar o mundo pra Cristo e, no porvir, a vida eterna repleta de galardões. (Lc 18:28-30; At 20:24).

 

Pergunta: O que você deixou por Jesus? Tudo mesmo, ou apenas algumas coisas de menor importância?

 

18-20 – “Então eles, deixando as redes, o seguiram. …Também Tiago e João, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os empregados, foram após Jesus”.

         Não deve ter sido uma decisão fácil. Estes eram pescadores experientes, estabilizados e proprietários de uma empresa de pesca. Mas eles deixaram tudo, inclusive os barcos, que eram o seu patrimônio e ganha-pão, e seguiram a Jesus.

Perguntas:

1- Você já “encarou” o desafio de Jesus em Marcos 8:35?

2- O que este desafio realmente significa, na prática?

IMPRIMIR